O aço carbono é uma liga metálica que dispõe de 0,008% a 2,11% de concentração de carbono em sua composição. Dando ao aço um nível bastante elevado de resistência e assim permitindo que ele seja usado em grande escala no meio industrial.

Quais aplicações são possíveis com o aço carbono:

O aço carbono pode ser utilizado em diversas atividades, mas geralmente são usados em indústrias e comércios, por conta da sua resistência ao desgaste e à dureza. Porém, existem outros setores que utilizam o aço carbono como matéria-prima muito importante na produção de placas para tubos de aço, geralmente utilizados no ramo da construção civil.

Com o passar dos anos, o aço carbono ganhou um espaço gigantesco como matéria-prima de projetos de arquitetura contemporânea, e também em decorações de interiores, dando um ar rústico e sofisticados ao ambiente.

Este aço também está presente em outros momentos do dia a dia, como em aparelhos de academia, brinquedos, corrimões de escadas, e também nos hidrantes espalhados pelas ruas, e também está presente em diversos equipamentos hospitalares.

Tipos de aço-carbono, características e aplicações diferentes:

Baixo Carbono: a resistência e dureza são baixas, mas a tenacidade e ductilidade são altas. Pode ser usinado e soldado, e apresenta baixo custo em sua produção, não recebe tratamento térmico.

Médio carbono: possui maior resistência e dureza, menor tenacidade e ductilidade do que o baixo carbono. Apresentam quantidade de carbono suficiente para receber tratamento térmico, aplicado em equipamentos ferroviários, engrenagens, virabrequins e outros componentes de maquinários, que necessitam de alta resistência mecânica;

Alto carbono: apresenta maior resistência, dureza e menor ductilidade entre os aços-carbonos. Geralmente são usados temperados, com propriedade de manutenção de um bom fio de corte, utilizados em talhadeiras, folhas de serrotes, martelos e facas.

Na Goiânia Tubos trabalhamos com o aço carbono e muito mais. Está em dúvida ou pretende começar algum projeto novo? Entre em contato conosco, te auxiliaremos nessa etapa.

Entenda mais sobre o aço carbono

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?