Diversos setores das indústrias optam pelo inox, tais como o segmento alimentício, sucroalcooleiro e até mesmo construções civis. Por ser um material extremamente versátil e com amplos benefícios, o inox é muito utilizado nas mais diversas aplicações, compondo dedes pequenos parafusos e até peças decorativas requintada.

Alguns benefícios de trabalhar com o inox:

Por ser uma liga metálica é composta por diferente elementos, que tem no cromo e no ferro seus destaques. É uma material muito resistente a variações de temperaturas e também ao impacto, além de apresentar alta durabilidade, baixa tensão superficial, fácil manutenção e facilidade na higiene.

Além de todos esses benefícios citados acima, também é importante lembrar qye é um material de fácil conformabilidade, o que torna amplas as suas possibilidades de uso, podendo ser: dobrado, forjado e curvado. Outra propriedade que tem sua demanda crescente é a da reciclabilidade dos insumos. E o aço inox é 100% reciclável, sendo um material sustentável.

Para trabalhar com este material, é muito importante que conheça suas famílias, e entre elas se destacam:

  • Austeníticos: tipo amplamente utilizado em razão da praticidade de conformação e de sua resistência, mesmo diante de baixas temperaturas.
  • Ferríticos: apresentam menor custo. Entretanto sua resistência à corrosão é limitada já que ele se aproxima mais do aço do tipo comum.
  • Martensíticos: tipos de aços inoxidáveis mais resistentes e duros, semelhantes ao aço carbono. Em função de sua composição que apresenta altos índices de carbono, podem ter sua resistência ampliada por meio do aquecimento. Os aços  410, 420, 498 são exemplos de martensíticos e são bastante demandados pelas indústrias química e petroquímica.

Conhecer as diferenças entre eles ajuda na definição do tipo mais adequado para cada projeto. Há diversos fornecedores de aço inoxidável no mercado. No entanto, para ter a certeza de estar recebendo realmente o material encomendado e de que ele seja entregue dentro dos parâmetros esperados, é preciso optar por um fornecedor com expertise e credibilidade. Então entre em contato com a gente que te auxiliamos nessa.

A importância de trabalhar com o aço inox

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?