Você está visualizando atualmente Um Panorama Do Setor lácteo em 2023 no Brasil

Um Panorama Do Setor lácteo em 2023 no Brasil

O setor de laticínios no Brasil em 2023 enfrentou desafios e mudanças significativas. De acordo com informações do MilkPoint e da Embrapa, houve uma redução no consumo anual de leite por habitante, que caiu de 170,3 litros para 163 litros. Isso ocorreu em parte devido ao aumento nos preços dos produtos lácteos, que chegaram a registrar uma inflação de 40,2% em agosto, influenciando significativamente o IPCA. Este aumento foi atribuído ao alto custo de alimentação das vacas e a uma queda na produção durante a entressafra.

No entanto, o final do ano trouxe algum alívio, com quedas nos preços de produtos como o leite UHT e a muçarela, e o leite spot. As festas de fim de ano, historicamente, têm um impacto positivo nas vendas da indústria, com um crescimento esperado de cerca de 30% em relação à média anual, especialmente para produtos como leite condensado e creme de leite.

Em termos de produção, o setor tem se beneficiado de avanços tecnológicos que contribuem para um aumento na produtividade por vaca, que atingiu 60% nos últimos dez anos. A produtividade média ainda é baixa, mas vem aumentando, indicando uma mudança tecnológica nos diferentes sistemas de produção de leite.

A situação do setor lácteo brasileiro em 2023 também foi influenciada por fatores externos, como os preços dos fertilizantes e a situação econômica global, que afetam a recuperação da economia brasileira. Ainda há muita incerteza, especialmente em função das mudanças políticas e econômicas, tanto no cenário nacional quanto internacional.

Os dados sobre a produção de leite, a qualidade e composição do leite, e os sistemas de produção são fundamentais para embasar decisões e estratégias no setor, destacando a importância de projetos como “Quem produz o leite brasileiro” da MilkPoint, que visa mapear anualmente essas informações.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.