(62) 3092-2724 / 3295-7487 vendas@goianiatubos.com.br
Escolha uma Página
divi wordpress theme

Com certeza um dos tipos de acidentes mais temidos e que se tentam prevenir são os incêndios, afinal quando um acontece, o resultado final na maioria das vezes é no mínimo de muito prejuízo. Poder aproveitar algo após uma tragédia destas é muito difícil, senão impossível.

Só que o que pouca gente sabe, é que existem várias maneiras de se prevenir e evitar o incêndios, e em empresas como indústrias, isso é uma obrigação por lei. Os cuidados que se deve tomar e os equipamentos que se devem ter não são difíceis de se encontrar e custam bem menos que os prejuízos que podem vir de uma acidente como este. Além da prevenção o treinamento de combate e comportamento em casos de incêndio também deve ser observado. Em alguns momentos poderá ser necessário este tipo de treinamento em um momento crucial, além de poder diminuir em grande parte os estragos causados pelo fogo.

Agora que já sabemos disso vejamos algumas informações e dicas que vão nos ajudar na hora de prevenir incêndios.

Confira as dicas de prevenção:

1. Caixas de incêndio

Como já dito, qualquer empresa, na verdade, qualquer lugar com grande fluxo de pessoas precisa ter os equipamentos de segurança necessários, uma delas é a caixa de incêndio e extintores. Mas o mais importante que providenciar estes equipamentos e sempre mantê-los em dia e funcionando plenamente, a fim de que se precisarem de ser usados eles possam estar aptos a atender.

2. Extintores

Nós nunca queremos usar realmente um extintor, mas precisamos dele funcionando se precisamos usar um dia, então sua manutenção é primordial, outro fator importante é que estejam distribuídos de forma fácil com acesso rápido.

3. Instalações elétricas

Esse é um assunto que chama muito atenção, afinal existem muitas construções antigas que possuem redes elétricas ultrapassadas, quando não mal feitas, podendo apresentar riscos muito altos para os ocupantes destes imóveis. É preciso um monitoramento constante para que possíveis falhas elétricas e riscos de incêndios sejam identificados e solucionados antes que qualquer coisa pior aconteça.

4. Vazamentos de líquidos inflamáveis

Empresas, indústrias que trabalham com produtos inflamáveis em quantidade significativa precisam tomar VÁRIAS  precauções e cuidados para que acidentes não aconteçam.

5. Ventilação

A falta de ventilação pode ser um problema grave, já que muitas vezes o fogo ganham maiores proporções devido a falta desta circulação de ar. E justamente por isso que na hora de construir pense em entradas e saídas de ar, assim você terá uma ventilação apropriada.

Bom, estas dicas foram para que nós possamos evitar um incêndio, mas existem momentos em que eles não podem ser evitados, e ai, o que fazer?

O que fazer na hora de combater um incêndio? Saiba como proceder!

1. Corpo de Bombeiros

Nada melhor do que um profissional fazendo o seu trabalho e com certeza, não existem profissionais melhores na hora de combater um incêndio senão os Bombeiros? Por isso, o número que não se deve tirar da cabeça é o 193, então se você ver algum foco de incêndio já sabe quem chamar!

2. Evitar aglomerações

Normalmente em incidentes assim, tumultos são comuns e podem significar ainda mais problemas. Por isso procure pelas saídas, espaços abertos onde não existam aglomerações de pessoas.

  1. Treinamento

E como estamos falando de empresas, claro sempre é importante que existem treinamentos para que as pessoas estejam familiarizadas com o que fazer na hora de enfrentar um cenário destes. Neste sentido os próprios funcionários podem tomar as primeiras providências para evitar um desastre maior enquanto os Bombeiros não chegam.