Os benefícios e as aplicações do aço são amplamente variadas. Quando se trata de um metal versátil, de qualidade, com estética diferenciada e grande durabilidade, logo o aço vem à mente. No entanto, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre as similaridades e as diferenças entre o aço cirúrgico e o aço inoxidável. E muitas pessoas acham que podem ser o mesmo tipo de material.

Aço cirúrgico:

É um elemento muito utilizado na fabricação de diversos acessórios, o de maior destaque que podemos citar são em joias, como: brincos, anéis, alianças, colares. É muito popular devido a sua resistência, a qual garante a durabilidade e o brilho do material. Além disso, o metal é resistente à oxidação. Mas, ressaltamos que o que irá determinar se é inoxidável ou não será o seu valor. O aço cirúrgico possui baixo teor de carbono e passa por um derretimento a vácuo, um método seguro que evita qualquer tipo de elementos contaminantes na superfície da joia. Dessa forma, é possível evitar reações alérgicas na pele. E por isso é muito popular nesse segmento.

Aço inox:

Já o inox, ele não oxida, pois contém uma liga de ferro e crômio. Além deste fator, ele possui diversas categorias, inclusive, há algumas nomenclaturas que ajudam a diferenciar as composições de cada um dos tipos. 

Principais diferenças:

A principal diferença entre o inox e o aço cirúrgico é a quantidade de carbono presente na composição do material para determinar a corrosão. Peças com menores quantidades de carbono têm menos risco de sofrerem corrosão intercristalina ou desintegração da solda, e isso é proporcionado pelo aço cirúrgico.

Diferença entre aço cirúrgico e aço inox

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?