Com o passar dos anos o aço inox foi sendo cada vez mais valorizado. Não só pelo seu custo benefício, mas também pelas suas inúmeras vantagens. Trata-se de um material com um grande número de usabilidade.

É altamente utilizado em estruturas e equipamentos industriais. Afinal, esse material apresenta a mais elevada resistência à corrosão, em termos gerais.

A sua durabilidade e facilidade de ser higienizado fazem o aço inox ser um material bastante utilizado em ambientes como cozinhas profissionais. O grande benefício dos utensílios feitos desse material é que eles contam com uma camada fina de cromo. Por conta da pequena camada de cromo, as superfícies acabam sendo lisas e duras ao reagirem quimicamente com o ar. Essas são grandes características favoráveis para o uso desse material na cozinha de um restaurante.

A facilidade de limpeza é importante para os processos que são envolvidos na conservação do gosto, da cor e para preservação de contaminações de produtos comestíveis tais como o leite, e também bebidas alcoólicas.

A higienização também conhecida por sanitização ou desinfecção, é o método indicado após a limpeza, pois é responsável pela eliminação de micro-organismos vivos.

Na cozinha, trata-se de um ambiente profissional, com uma grande quantidade de equipamentos, utensílios e circulação de pessoas. A isto, soma-se as precauções que devem ser tomadas para garantir a qualidade dos alimentos servidos e a saúde dos clientes que consumirão.

As dicas de manutenção sobre como limpar aço inox são simples, porém necessitam de algumas atenções especificas, pois, quase tudo está baseado em usar o material correto para que ele não estrague.

Algumas dicas que a Goiânia Tubos trouxe para vocês:

  1. Sempre use ferramentas corretas de limpeza: panos de microfibra, esponjas de nylon ou esponjas bem suaves, colheres e espátulas de plástico, borracha ou silicone são ideais. Tudo que for mais suave possível para não “machucar” a superfície do equipamento.
  2. Sempre limpar no sentido correto: geralmente o aço inox tem algumas linhas bem suaves em uma certa direção. Se você pode vê-las, sempre limpe no mesmo sentido para evitar manchas, principalmente em casos que são necessários a utilização de produtos mais abrasivos.
  3. Sempre utilize produtos químicos corretos: os ideais para limpar aço inox são à base de produtos alcalinos, cloro alcalino ou sem cloro. Existem alguns produtos específicos que não só limpam, mas também ajudam na proteção da camada de cromo, recomendados frequentemente no uso para desinfetar os equipamentos.

Na Goiânia Tubos trabalhamos com um grande mix de produtos inox para sua indústria.

Como o inox ajuda na higienização das indústrias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?