A manutenção de maior importância dentro de uma planta industrial é a preventiva, pois requer esforços de planejamento e treinamento das equipes especializadas. De acordo com o engenheiro industrial Jean Carlos Lucietto, coordenador do programa de manutenção industrial do SENAI, empresa do Mato Grosso do Sul (1), para evitar o comprometimento da produção da empresa, deve-se planejar as intervenções nas máquinas com o objetivo de detectar o melhor momento para fazer as paradas de manutenção.

O programa de gestão de ativos e de frotas, gestão de estoque, capacitação e padronização de procedimentos operacionais é feita através de um software. Segundo Lucietto para que as ações de desenvolvimento dos colaboradores de acordo com o fluxo e rotina de manutenção, a gestão de ativos, tais como: máquinas industriais, frotas de veículos, máquinas agrícolas, peças críticas, itens de almoxarifado, entre outros, será implantado um software completo e intuitivo. Ele destaca três motivos para valorizar  a manutenção preventiva.

  • REDUÇÃO DE CUTOS

O impacto no processo produtivo de uma indústria  se deve a não programação das paradas corretivas, gerando perdas de produção, a qualidade do produto fica comprometida e o trabalho tem que ser refeito. Quando o planejamento é feito corretamente há uma diminuição dos custos de manutenção devido os recursos previstos para essas atividades estarem disponíveis, são de melhor qualidade e geram menor custo de mão-de-obra e peças.

  • MAIOR PRODUTIVIDADE

A indústria necessita de suas máquinas para produzir e quando há uma quebra repentina de equipamento a produção fica comprometida, por isso a importância da manutenção preventiva. É preciso também um planejamento a ser seguido com datas programadas das manutenções evitando a paralização dos equipamentos por falhas repentinas.

  • SEGURANÇA DOS TRABALHADORES

A segurança dos trabalhadores também é uma das vantagens da manutenção preventiva porque se as máquinas pararem de funcionar de repente a reposição das peças e os reparos terão de ser feitos imediatamente, ocasionando riscos para os mesmos. Planejar as manutenções com antecedência, melhora a qualificação dos trabalhadores, segurança das instalações e maior proteção ao meio ambiente.

Sua empresa pode estar jogando dinheiro fora. E parte da culpa é sua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?